Estimulador do nervo vago

O que é o Estimulador do Nervo Vago (VNS)?

O VNS é um dispositivo eficaz e seguro para o tratamento de pacientes com epilepsia refratária não candidatos à cirurgia ressectiva. 

O Sistema Terapia VNS inclui:
– 01 Gerador de estimulação com bateria (implantado no subcutâneo torácico). 
– 01 Sistema de derivação com eletrodos helicoidais para implante no nervo vago (implantado na região cervical)
– 01 Sistema de Programação Externo

Embora o VNS não cure a epilepsia, proporciona uma melhora gradual na frequência, duração e gravidade das crises, com estabilização dos resultados após cerca de dois anos.  

Quais os benefícios da terapia VNS?

Como que o VNS auxilia no controle das crises?

 A estimulação é administrada em intervalos regulares pré-definidos pelo neurologista. Essa configuração é ajustada ambulatorialmente conforme registro de crises feito pelo próprio dispositivo.

Caso ocorra um rápido aumento na frequência cardíaca, indicando uma crise, uma dose extra de terapia é administrada automaticamente (disponível apenas em alguns modelos).

Se o paciente apresentar um quadro de crise convulsiva mesmo após as configurações,  é possível deslizar o ímã da Terapia VNS® sobre o gerador para interromper ou encurtar a crise iniciada.

Como é a cirurgia?

O procedimento, realizado sob anestesia geral, dura geralmente entre 1 a 2 horas, com alta hospitalar no dia seguinte ou, em alguns casos, no mesmo dia. Consiste em uma pequena incisão no pescoço para exposição do nervo vago para implantação do eletrodo e outra pequena incisão no tórax, abaixo da clavícula ou perto da axila, para implante do gerador de estimulação do nervo vago.  Entre 2-3 semanas, o paciente retorna ao consultório para retirada de pontos e revisão da ferida. Após este período, ele se encontrará apto para retornar ao seu neurologista assistente para ligar o dispositivo e realizar as configurações necessárias para melhora das crises.

E o plano de saúde cobre a cirurgia?

Sim! Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde são obrigados a custear o procedimento cirúrgico e materiais necessários a implantação do VNS, desde que o paciente atenda aos critérios da Diretriz de Utilização Técnica 39.

DIRETRIZ DE UTILIZAÇÃO TÉCNICA (DUT 39 / ANS) 39 – IMPLANTE DE GERADOR PARA NEUROESTIMULAÇÃO

Cobertura obrigatória para:
1. Estimulação do nervo vago em pacientes portadores de epilepsia, quando atestado pelo médico o preenchimento de todos os seguintes critérios:
a. haja refratariedade ao tratamento medicamentoso;
b. não haja indicação de resseções corticais ou o paciente já tenha sido submetido a procedimentos ressectivos, sem sucesso. 

Recebo algum equipamento, além do implantável?

Sim. Kit Patient Essentials Modelo 220 é fornecido ao paciente ou cuidador após o procedimento de implantação da Terapia VNS. O kit contém:

  • Dois ímãs Terapia VNS: podem ser usados para fornecer estimulação mediante acionamento como tentativa de abortar ou enfraquecer uma crise, inibir temporariamente a estimulação, verificar o funcionamento do gerador ou reiniciar o gerador (em combinação com o sistema de programação).
  • Acessórios do ímã: um clipe de cinto para usar o ímã estilo pager e uma pulseira para usar o ímã estilo relógio de pulso
  • Cartões de informações ao Paciente: contêm informações sobre o Sistema Terapia VNS que os pacientes sempre devem levar com eles
  • Manual do Paciente com Epilepsia

Conhece alguém que pode se beneficiar com o VNS?

Entre em contato e esclareça suas dúvidas! 

Deixe um comentário